Devido a toda preocupação com a destruição dos recursos naturais, extinção das mais diversas formas de vida, a ECO FLORIPA foi a primeira empresa no setor a realizar, em 2007, a neutralização dos gases responsáveis pelo efeito estufa, potencialmente emitidos pela competição. Esta atitude responsável continua em 2008, não somente na Volta à Ilha, mas também nos outros eventos realizados pela ECO FLORIPA EVENTOS ESPORTIVOS.
A ECOFLORIPA realiza a coleta seletiva dos resíduos gerados pela corrida nos postos de abastecimento e na chegada. O lixo seco é destinado a um centro de triagem e reclicagem e o lixo orgânico para transformação em adubo por meio da compostagem. Está assim auxiliando a promover uma maior conscientização ambiental dos atletas.
O Desenvolvimento sustentável por meio da preservação, reciclagem, redução racional do uso de materiais, mantendo a natureza livre de resíduos indesejáveis, são solicitações constantes da organização durante o percurso da prova e uma preocupação também da população local.
Assim, a ECO FLORIPA utiliza materiais ecologicamente corretos e faz parcerias com empresas preocupadas com o ambiente